AmapáEconomia e Política

Conheça os candidatos ao Governo do Amapá Nenhuma mulher disputa o cargo

A campanha eleitoral iniciou oficialmente na terça-feira (16), e com isso fecharam oficialmente apenas seis candidatos ao governo do estado do Amapá. É importante frisar que nenhuma mulher disputa o cargo, apesar de que até o começo do ano a doutora Piedade era pré-candidata ao governo pelo PSB.

Há uma visível polarização entre os dois candidatos: o empresário Jaime Nunes (PDT) e o ex prefeito de Macapá Clécio Luís (Solidariedade).

Conheça um pouco mais sobre cada candidato:

Gesiel de Oliveira (PRTB): é pastor, evangélico, conservador, e declara apoio ao atual presidente da República Jair Bolsonaro. Se considera ‘defensor da família’. Professor de direito penal, teólogo e é oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Amapá.

Gilvam Borges (MDB): inicialmente era pré-candidato ao senado e vice de Jaime Nunes, com a perda de apoio do candidato Jaime decidiu tentar cargo ao Governo. Sociólogo, já foi deputado federal e senador por dois mandatos.

Jaime Nunes (PSD): é o atual vice-governador, ironicamente vai de encontro com seu lema de campanha “pela mudança”. Atua como empresário, já foi presidente do Sebrae-Ap.

Gianfranco Gusmão (PSTU): professor de Geografia há 20 anos, já foi diretor de formação política do Sindicato dos Servidores Públicos do Amapá (Sinsepeap), é a segunda vez que disputa o cargo, e já tentou cargo de prefeito de Macapá.

Jairo Palheta (PCO): não declarou nenhum bem ao Tribunal Superior Eleitoral. É sua primeira tentativa ao cargo, já foi candidato a vice-prefeito de Macapá. Coordenador do Movimento de Agricultores Familiares Sem Terra do Amapá, agricultor assentado pelo Incra.

Clécio Luís (Solidariedade): ex-prefeito de Macapá por dois mandatos, professor de geografia, foi vereador e secretário de educação. É a primeira vez que tenta o cargo de governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *