AmapáEducação

Semana de ciência terá premiações, oficinas e curiosidades científicas sobre a Amazônia

Estudantes e pesquisadores de 7 instituições de educação e ciência do Amapá apresentam nesta próxima semana os resultados de trabalhos e estudos desenvolvidos ao longo do ano. A 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de aproximar o ambiente acadêmico da sociedade através de palestras, oficinas, minicursos e congressos totalmente gratuitos e abertos a todos.

As inscrições ocorrem até a data de cada atividade e são limitadas de acordo com o número de vagas disponibilizado pelo evento. A temática deste ano é o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Na segunda-feira (17) às 8h30, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, vai se reunir com a comunidade científica local na abertura da programação.

Ainda no dia 17, às 18h, a pesquisadora Carolina Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai palestrar sobre “As ciências na formação do Brasil entre 1822 e 2022: história e reflexões sobre o futuro”. O evento ocorrerá no Centro Profissional de Música Walkíria Lima, no Centro de Macapá.

Além da capital as atividades ocorrerão nos municípios de SantanaOiapoqueLaranjal do JariPorto Grande, Mazagão, Pedra Branca e Amapá.

Entre os destaques está uma forma mais descontraída de falar sobre ciência que será o Brinde à Ciência, que ocorrerá na terça-feira (18) em um bar no centro de Macapá. Os pesquisadores irão falar sobre trabalhos e curiosidades da área como recifes na Amazônia e algas no Rio Amazonas, além de destacar os desafios das mulheres nas engenharias.

Corais da Amazônia — Foto: Greenpeace/Divulgação

Alunos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap) e bolsistas da Embrapa Amapá participam de congressos e jornadas de iniciação científica.

Os melhores trabalhos em cada categoria receberão premiação na sexta-feira (21), às 18h no Centro Walkíria Lima. Os primeiros colocados ainda serão indicados ao prêmio nacional Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Logo em seguida a organização do evento realiza a entrega do Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação ‘Robério Nobre’, no qual reportagens da Rede Amazônica e do g1 Amapá foram as primeiras colocadas na categoria Profissional de Comunicação e receberão troféus.

A SNCT

Realizada em todo o país pelo MCTI e pelo CNPq, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reuni os trabalhos de pesquisadores e estudantes para exposição como forma de popularizar a ciência e aproximar o ambiente acadêmico das principais demandas e necessidades da sociedade.

No Amapá a programação é realizada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Ueap, Unifap, Ifap, Embrapa, Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *