AmapáCovid-19Saúde

Amapá tem muitas doses disponíveis, mas população tem demorado a se vacinar

Levantamento do governo do estado do Amapá aponta que cerca de 63% da população apta a se vacinar já tomou a segunda dose. Contudo, 30% dos amapaenses ainda precisam procurar uma unidade de saúde para completar o esquema vacinal. A dose de reforço, segundo dados do Ministério da Saúde, só foi aplicada em cerca de 5% da população do estado.

“Todos os dados corroboram que quanto mais vacinarmos menos teremos pressões hospitalares de pessoas internadas por Covid por síndrome respiratória aguda grave. Obviamente nós teremos menos pessoas perdendo essa guerra para covid-19. Temos a vacina disponível. Então, vamos fazer isso que deve ser muito importante”, alerta o secretário de Saúde do Amapá, Juan Mendes. Ele ressalta que, com a circulação dessa nova variante altamente transmissível, é ainda mais importante completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço.

De acordo com a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, a vacinação é importante no atual contexto da pandemia. “A variante veio num momento em que muitos de nós brasileiros estávamos relaxando. A pandemia não acabou precisamos estar alertas e ser prudentes”, conclui.

Até agora, o segundo o vacinômetro do estado, o Amapá aplicou quase 900 mil doses da vacina: 508 mil delas foram destinadas à primeira dose e aproximadamente 350 mil para a segunda ou dose única. A vacina está disponível em todo o estado para jovens a partir de 12 anos e adultos. A vacinação para crianças a partir de 5 anos também já começou. O intervalo entre a segunda dose ou a dose única e o reforço é de quatro meses.

Para estimular a população a completar o ciclo vacinal, o Ministério da Saúde promove ações de imunização em massa. A estratégia de oferecer a terceira dose funciona como um auxílio para manter os anticorpos em níveis suficientes para combater a Covid-19.

Além da vacina, a orientação é manter com os cuidados sanitários como usar máscara e álcool gel, manter o distanciamento mínimo necessário e os ambientes ventilados.

Fonte: Brasil61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *